O Balcão UNorte.pt é uma plataforma digital que reúne e cruza a informação sobre as competências, serviços e tecnologias das Universidade do consórcio UNorte.pt, com os desafios de ID&I (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) das empresas nacionais e internacionais.
UNorte.pt é um consórcio entre a Universidade do Minho, a Universidade do Porto, e a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro que visa aproximar a oferta da procura de conhecimento e potenciar a inovação do tecido empresarial, especialmente da zona norte do país.
O Balcão UNorte.pt está concebido para promover parcerias e colaborações entre empresas e a investigação desenvolvida no consórcio UNorte.pt. O objetivo é proporcionar o matchingentre a oferta e a procura de ID&I (Investigação, Desenvolvimento e Inovação). As empresas podem, desta forma, conhecer as competências, potenciais serviços e tecnologias que o consórcio UNorte.pt têm para oferecer, ao mesmo tempo que os investigadores da UNorte.pt ficam a conhecer os desafios de inovação do mercado.
Toda a informação não pessoal que os grupos de investigação disponibilizem pode ser visualizada por qualquer visitante do balcão. A informação disponibilizada pelas empresas será visualizada de acordo com os níveis de privacidade que estas definirem.
O Balcão UNorte.pt está desenhado para investigadores e grupos de investigação do consórcio UNorte.pt, bem como para empresas e organizações, a nível nacional e internacional.
Investigadores:
-Os investigadores são convidados a criar um perfil, visível para as empresas e para o público em geral, que evidencie as competências, tecnologias e principais áreas de investigação.
-Este conteúdo serve de “cartão de visita” para todas as instituições que procurem novas soluções de inovação.
-Paralelamente, os investigadores têm acesso aos desafios tecnológicos e de inovação que as empresas apresentem, podendo contactar os seus representantes.
Empresas:
-As empresas e instituições podem criar um perfil, tendo por base um ou mais desafios de ID&I (Investigação, Desenvolvimento e Inovação)
-Estas organizações, ao criarem um perfil, decidem se a informação disponibilizada fica pública ou apenas visível para os investigadores inscritos no balcão.
-As empresas têm também acesso a informação clara e atualizada sobre as competências, potenciais serviços e tecnologias do consórcio UNorte.pt, sendo-lhes possibilitado o contacto com os investigadores.
O primeiro passo é selecionar a opção "Registar" no menu "Investigador" ou "Empresa", manifestando o interesse. Depois, é enviado o link com um formulário online para que possa preencher a informação a constar no perfil.
O perfil de Grupo de Investigação pode ser consultado por todos os visitantes da plataforma. O perfil de empresa pode ser visitado pelo público em geral ou apenas pelos investigadores, se assim estiver definido pela empresa.
O perfil de Grupo de Investigação é um “cartão-de-visita” que destaca a competências, tecnologias e principais áreas de investigação dos investigadores.
O perfil de empresa identifica, à partida, os desafios de ID&I, descrevendo de um modo geral, a atividade e área de atuação no mercado.
O perfil de Grupo de Investigação é constituído pelos seguintes campos:
-Área de investigação
-Competências e keywords de investigação
-Serviços
-Resultados de Investigação
-Tecnologias e Spin-off's
-Colaborações de ID&I em que participou
-Publicações mais relevantes
-Eventos relevantes onde esteja envolvido
O perfil de Empresa é constituído pelos seguintes campos:
-CAE – classificação de atividade económica
-Área de investigação pretendida
-Desafios de inovação
-Cooperações de ID&I em que participou
Depois do preenchimento do formulário on-line, é criado um acesso privado – com nome de utilizador e senha – para outras configurações. Depois de efetuado o login, é possível editar o conteúdo sempre que necessário.
Na criação do perfil, os grupos de investigação e as empresas identificam os domínios científicos e as áreas de investigação em que atuam. Esta informação permite o cruzamento direto entre a oferta de ID&I dos investigadores e os desafios propostos/apresentados pelas empresas.
Os grupos de investigação interessados em responder a um desafio de inovação devem, dentro do perfil da empresa, selecionar a funcionalidade “CONTACTAR”. O processo é, depois, acompanhado por uma equipa especializada que irá facilitar o contacto entre as partes. Neste apoio está também prevista a identificação de outras empresas que possam estar interessadas nesses serviços e investigação.
Na página inicial do balcão, as empresas devem selecionar a funcionalidade “contactar”. Caso a empresa já tenha identificado um grupo de investigação que considere interessante para colaborar com, pode também selecionar a funcionalidade “contactar” na página do perfil desse grupo de investigação.
O processo é, depois, acompanhado por uma esquipa especializada, para ajudar no contacto e na identificação do grupo ou grupos de investigação mais adequados.